Brasileira
O Seguinte é Esse
música eletrônica, referências africanas, árabes, mediterrâneas e cubanas acrescida aos estalos, sapateados, efeitos de voz, assim como as palmas e batidas no peito e vários outros sons brasileiros presentes no repertório do grupo.
O Seguinte é Esse mescla novas referências como minimalismo, hip-hop, flamenco e dub. “Exploramos mais a voz em seus aspectos melódico, harmônico, percussivo e fonético para a criação de novas composições e arranjos”, relata Fernando Barba, líder do grupo. “Abduzidos”, “Sexta-Feira”, “Bom s Combina Bem”, entre outros, são algumas das faixas do novo álbum.
Diálogos entre sonoridades regionais e contemporâneas por meio dos sons do corpo também estão em O Seguinte é Esse. Destacam-se as composições “Baianá” e “Carcará”, em que ritmos brasileiros, como o baião e o coco, figuram ao lado do drum’n’bass e do beat box, este oriundo do hip-hop. Já as músicas “Du Bauru”, “Skarabush”, “Tudo Bem” e “Vento” nasceram de improvisações somadas a outras gravações e remodeladas em novos formatos utilizando elementos do dub e da música pop.
Músicas como “Cheiro Verde” e “Djengo“ mostram a percussão corporal e a voz reproduzindo instrumentos musicais e sonoridades cubana e africana. Há ainda “Faz Parte / Barbapapa´s Groove”, registro de performance ao vivo do grupo, gravada durante apresentação no V Mercado Cultural de Salvador, evento realizado em dezembro de 2003.
“Foi muito gratificante a experiência da gravação deste segundo CD. Pudemos registrar a prática da improvisação que sempre foi parte de nossa pesquisa. Utilizamos mais a voz ampliando a gama de timbres já explorados anteriormente. Esse novo trabalho preserva nossa raiz brasileira, mesclando-a à influências da música da África e da região do Mediterrâneo, assim como cubana e eletrônica, entre outras”, comemora Fernando Barba.
- Formato: CD
- Intérprete: Barbatuques
- Distribuidora: MCD
- Ano de produção: 2005
- País de Produção: Brasil
- Estilo: Brasileira